Sejam todos bem vindos a  cidade do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, a cidade berço da liberdade do Brasil onde se tramou os primeiros ideais de um Brasil independente da Coroa Portuguesa.Temos vultos importantes da história do Brasil, nascidos aqui, por exemplo, o botânico Frei José Mariano da Conceição Veloso, o poeta árcade José Basílio da Gama, o compositor de músicas sacras Manoel Dias de Oliveira e o alferes Tiradentes. Dos 17 Inconfidentes 11 eram naturais ou moradores da antiga Vila de São José Del Rei (Tiradentes).

Tiradentes ainda se destaca das demais cidades históricas pelo turismo ecológico, com trilhas, cachoeiras,  matas e  por sua gastronomia diferenciada nos aconchegantes e requintados bares, restaurantes e no seu rico artesanato.

A cidade foi fundada em 1702 por João de Siqueira Afonso, descobridor de muitos filões de ouro na encosta da Serra de São José, sendo batizada de Arraial de Santo Antônio. Em 1704 com a descoberta do ouro, onde hoje é a cidade de São João Del Rei, na época chamada de Arraial Novo, o nosso Arraial de Santo Antônio passou a ser chamado de ARRAIAL VELHO de Santo Antônio. Em 1718 foi elevado a Vila de São José Del Rei em homenagem ao príncipe D. José. A cidade viveu da mineração aurífera e foi expandindo seu território.

Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície do Brasil. Com a valorização da figura heróica do Alferes, a primeira atitude do governo republicano, foi a de trocar o nome de São José Del Rei, que era uma homenagem que se fazia ao rei de Portugal, para o nome do filho ilustre, nascido em 1746 na Fazenda do Pombal à margem direita do rio das mortes, termo desta vila.

Em 06 de Dezembro de 1889, o governador faz o decreto de número 03 de 06/12/1889 mudando para "cidade e município de Tiradentes". Com a decadência do ouro, a cidade sobreviveu da agricultura e extração de cal, mas sem crescimento. Em 1938 o conjunto arquitetônico foi tombado pelo IPHAN e nos anos 60, Tiradentes descobre sua vocação
Turística, sendo considerada hoje um dos pólos turísticos mais importantes do Brasil.

 
FOTOS DE TIRADENTES - MG